História de Sonic the Hedgehog por Sega Genesis
Quando o Sega Genesis foi lançado em 1989, teve um começo difícil. Enquanto o Genesis pode ter sido o primeiro verdadeiro console de 16 bits, seu concorrente direto, o Nintendo Entertainment System de 8 bits, estava batendo nas guerras do console graças ao super-sucesso da Nintendo, Super Mario Bros. 3.
Assim que chegou a notícia de que a Nintendo lançaria seu próprio sistema de 16 bits, era hora de a Sega tomar medidas drásticas, levando ao nascimento de um dos personagens mais populares de videogame de todos os tempos ...
As noções básicas do jogo
Título: Sonic the Hedgehog
Plataforma: Sega Genesis
Editora: SEGA
Desenvolvedor: Sonic Team
Data de lançamento: Junho de 1991
Uma Sega Pre-Sonic Triste
Em 1990, as coisas eram menos que estelares para a segunda incursão do gigante de arcade Sega no mercado de videogames domésticos. Claro que o Sega Genesis foi o console número um no Brasil, mas no Japão, ficou em segundo plano para o Turbografx-16, e na América do Norte, o setor ainda era dominado pelo NES. Embora o lançamento do Genesis tenha iniciado as guerras do console, ele não estava conseguindo avanços suficientes para dominar o setor.
Então a Nintendo anunciou planos para seu próprio console de 16 bits, o Super Nintendo, com uma data de lançamento norte-americana de 23 de agosto de 1991. Embora a Sega tivesse uma vantagem inicial nesta 4ª geração de videogames, eles precisavam fazer algumas mudanças drásticas. se eles competissem com a Nintendo powerhouse.
Sega muda seu plano de jogo
O primeiro passo da Sega foi substituir o CEO da divisão norte-americana pelo ex-chefe da Mattel, Tom Kalinske. Até então, o foco de marketing da Sega era em jogos com temática de celebridades, já que a Nintendo tinha muitos dos principais portos de arcade envolvidos em negócios exclusivos. Kalinske procurou mudar essa direção, concentrando-se na conscientização da marca e, para isso, não só precisavam de um videogame de sucesso, mas de um personagem principal que era tão popular que seria constantemente associado ao nome da Sega.
A Sega recorreu à sua equipe interna de desenvolvimento de 5 pessoas, a Sega AM8, para criar um grande jogo de sucesso que daria a Mario uma corrida pelo seu dinheiro.
Tarefa fácil, não?
Um ouriço ... Realmente?
A AM8 começou a lançar todo tipo de idéias, de animais engraçados a velhos idiotas. Finalmente, um conceito ficou preso. Um esboço de um ouriço pelo membro da equipe Naoto Ōshima, que já havia projetado Phantasy Star e Phantasy Star 2, se destacou da multidão. Originalmente referido como o Sr. Needlemouse.
A jogabilidade foi projetada para ser um jogo de plataforma de rolagem lateral com um toque inovador. Enquanto um ouriço não era o animal mais rápido do mundo, o ouriço da AM8 seria o personagem de videogame mais rápido de todos os tempos, com a jogabilidade projetada para mantê-lo em movimento.
Para tornar o nome mais adequado ao personagem e ao conceito de velocidade, ele foi renomeado como "Sonic" - um adjetivo que descreve a velocidade do som. Sonic the Hedgehog nasceu.
Sabendo que eles teriam sucesso em suas mãos, o Sonic tornou-se famoso nos escritórios da Sega muito antes de o jogo ser lançado, com a equipe de desenvolvimento AM8 tornando-se carinhosamente conhecida como Sonic Team, um apelido que eles ainda usam hoje.
Além de Naoto Ōshima, o Sonic Team era formado pelo programador Yuji Naka, pelo diretor de games Hirokazu Yasuhara, pelos designers Jinya Itoh e Rieko Kodama.
O que torna o Sonic tão especial?
Enquanto a indústria tinha visto muitos side-scrolling platformers, a maioria modelando-se após a estrutura central de Super Mario Bros., com saltos, subida de escada, pulo e head-bopping inimigo, mas Sonic expandiu o conceito, levando o gênero a toda nova direção.
Os níveis em Sonic foram projetados com velocidade em mente. Eles não eram tão fáceis que os jogadores pudessem correr sem parar do começo ao fim, mas com um equilíbrio de movimentos rápidos e ritmados para manter as coisas intensas e desafiadoras.
Como Sonic poderia pegar velocidades rápidas, várias das plataformas foram curvas para permitir que ele subisse em paredes, passasse por loop-d-loops e, em alguns casos, repelisse uma mola e voasse para cima ou para trás na direção de onde ele vinha .
Enquanto muitos dos níveis moviam o jogador em um único caminho, havia vários projetados para o Sonic completar em qualquer número de combinações. De ficar no nível do solo, ou acelerar através de plataformas levantadas verticalmente para o céu, para cavernas subterrâneas. Com tantas variações, dois replays desses níveis nunca foram os mesmos.
O dia que o Sonic salvou a Sega
Sonic lançado em 23 de junho de 1991 e foi um sucesso instantâneo. O jogo foi tão popular que se tornou o primeiro "aplicativo matador" do console Genesis. com os jogadores comprando o sistema apenas pela chance de jogar Sonic. Tom Kalinske aproveitou a oportunidade para trocar o atual jogo de pacote que veio com o Genesis, Altered Beast, e substituiu-o por Sonic the Hedgehog, impulsionando ainda mais as vendas do sistema.
Não só foi a jogabilidade inovadora de Sonic que o tornou popular, mas sua personalidade nervosa, mas amigável, foi uma mudança refrescante para muitos jovens jogadores, fazendo dele um herói com o qual eles poderiam se relacionar melhor.
As vendas de Gênesis chegaram ao topo tão rápido quanto os pés de Sonic puderam carregá-los, e nos anos seguintes, ultrapassaram 60% do mercado de videogames.
O Legado Sônico
Sonic The Hedgehog continuou sendo o jogo mais vendido do Sega Genesis durante a vida do console. Para atender às demandas do público, a Sega também lançou uma versão de 8 bits para o Sega Master System e rapidamente colocou o Sonic Team em produção em uma sequência.
O monumental sucesso de Sonic se transformou em uma grande franquia que não só sobreviveu ao Sega Genesis, mas todos os consoles Sega.
Enquanto a Sega acabou perdendo a guerra dos consoles e saiu do negócio de hardware do console após o sistema final, o Sega Dreamcast, eles encontraram uma nova vida como desenvolvedores de terceiros, criando jogos para as mesmas empresas com as quais competiram, Nintendo, Xbox e PlayStation. Hoje, com uma biblioteca de mais de 75 títulos, com jogos em quase todas as plataformas de jogos, além de brinquedos, desenhos animados, histórias em quadrinhos e um filme de fãs live-action em desenvolvimento pela Blue Core Studios. Sonic estrelou ao lado de seu antigo rival Mario, em uma série de videogames com tema das Olimpíadas.
Fonte: lifewire
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