sexta-feira, 14 de junho de 2019

Asteroide pode acertar a Terra em setembro (mas a chance é baixa)

Asteroide pode acertar a Terra em setembro (mas a chance é baixa)


Localizado a 6,7 milhões de quilômetros de distância, o asteroide chamado 2006QV89 tem a chance de atingir a Terra a partir de 9 de setembro e está na Lista de Risco da Agência Espacial Europeia (ESA). Embora a ideia possa soar assustadora, não há motivo para pânico: a possibilidade de um impacto acontecer é de uma para 7299 — possibilidade muito inferior à de uma em 100, quando a humanidade realmente teria de tomar medidas para prevenir um desastre. 


Para ter uma ideia, o meteoro que teria aniquilado os dinossauros tinha em média entre 11 a 81 quilômetros de diâmetro. Já o corpo rochoso do 2006QV89  tem apenas 40 metros de diâmetro, tamanho considerado relativamente pequeno pelos cientistas. 

A listagem elaborada pela ESA inclui apenas aqueles corpos que têm alguma chance de atingir a Terra. Por precaução, as agências espaciais estão monitorando o céu a todo o tempo e catalogando os Objetos Próximos à Terra (do inglês, Near-Earth-Objects, NEO).


A FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), junto com outras instituições, fizeram inclusive uma simulação para descobrir estratégias para lidar com o possível impacto de um asteroide. Pelo menos por enquanto, não há motivo para pânico!

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search