terça-feira, 22 de maio de 2018

O pior lugar do mundo para morar

O pior lugar do mundo para morar

Você já se imaginou morando no pior lugar do mundo? Pois é, segundo o periódico espanhol El Confidencial, essa cidade se chama Norilsk e fica na Rússia.
Trata-se de uma cidade de médio porte, tendo, segundo o periódico, cerca de 230.000 habitantes, comparada, por exemplo, à população de algumas cidades brasileiras, como Ipatinga (MG), Marília (SP) e Palmas (TO).


Em relação ao clima, Norilsk, que fica localizada já no Círculo Polar Ártico, tendo um inverno "infernal", podendo chegar a 50 graus abaixo de zero. Algo curioso é que por lá as noites são "eternas": têm 45 dias no ano em que paira uma escuridão intermitente. Em outros 45 dias do ano é a vez do sol não se pôr.


As fábricas fumegantes que a rodeiam por todos os lados criam um manto perene de emissões tóxicas. A neve por ali não tem nenhuma brancura romântica, seu tom é amarelado ou negrume por causa da contaminação, que se junta ao ar com odor característico e impregnado. Isso faz com que Norilsk apareça nesta lista como a sétima mais poluída, na frente de Chernobyl, na Ucrania, a oitava colocada. A primeira é Linfen na China.


Claro que para dizer que Norilsk é o pior lugar para se viver o site El Confidencial considerou outros aspectos locais. Por exemplo, é o lugar com maior índice de recém nascidos com deformidades, na frente de Hiroshima, no Japão. A expectativa de vida é de apenas 46 anos, motivada pelas condições extremas. Num raio de 48 km, todas as árvores da cidade estão mortas.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search