segunda-feira, 14 de maio de 2018

5 sinais de que você está convivendo com um narcisista

5 sinais de que você está convivendo com um narcisista

Conceito
Narcisista é alguém que se acha o centro das atenções, que se amam acima de tudo. Uma pessoa sem alma. A única coisa maior que seu ego inflado, é o vazio que eles exigem que os outros preencham. Em vez de pensar nos outros, eles tendem a se concentrar em si mesmos, e em como podem se beneficiar da pessoa ou da situação.
Uma pessoa que é muito boa em manipular os outros para fazer o que eles querem, ou fazer com que a outra pessoa sinta que está errada, em uma situação na qual ela claramente não está. Eles adoram fazer a outra pessoa se sentir como se fosse a louca. Eles anseiam por atenção e muitas vezes ficam com ciúmes quando os outros recebem mais atenção do que eles.
Confira agora 5 sinais de que você está convivendo com um narcisista.



1- Perfeccionismo
Os narcisistas têm uma necessidade extremamente alta de que tudo seja perfeito. Eles acreditam que devem ser perfeitos, você deve ser perfeito, os eventos devem acontecer exatamente como o esperado, e a vida deve acontecer exatamente como eles imaginam. Essa é uma demanda dolorosamente impossível, o que resulta em um sentimento narcisista insatisfeito e infeliz na maior parte do tempo. A demanda por perfeição leva o narcisista a reclamar e a ficar constantemente insatisfeito.



2- Falta de responsabilidade
Embora os narcisistas desejem estar no controle, eles nunca querem ser responsáveis pelos resultados, a menos, é claro, que tudo corra bem e que o resultado seja o desejado. Quando as coisas não vão de acordo com o seu plano ou se sentem criticados, o narcisista coloca toda a culpa e responsabilidade em você. Tem que ser culpa de alguém. Às vezes, essa culpa é generalizada, todos os policiais, todos os chefes, todos os professores, e assim por diante. Em outras ocasiões, o narcisista escolhe uma pessoa ou regra em particular para culpar, sua mãe, o juiz ou leis que limitam o que ele quer fazer. Na maioria das vezes, no entanto, o narcisista culpa a pessoa que é a mais emocionalmente próxima, mais ligada, leal e amorosa em sua vida, você. Para manter a fachada da perfeição, os narcisistas sempre têm que culpar alguém ou alguma coisa. Você é a pessoa mais segura para culpar, porque é menos provável que você o deixe ou o rejeite. 




3- Superioridade 
O mundo do narcisista é tudo sobre bom / mau, superior / inferior, certo / errado. Há uma hierarquia definida, com o narcisista no topo, que é o único lugar em que ele se sente seguro. Os narcisistas precisam ser os melhores, os mais certos e os mais competentes, fazer tudo do seu jeito, possuir tudo, e controlar todos. Curiosamente, os narcisistas também podem obter esse sentimento superior sendo o pior, o mais errado, ou o mais doente, chateado ou ferido por um período de tempo. Então, eles se sentem no direito de receber preocupações e recompensas calmantes e até mesmo o direito de magoá-lo ou pedir desculpas para "tornar as coisas equilibradas".



3- Falta de limites
Os narcisistas não conseguem ver exatamente onde eles terminam e você começa. Eles são muito parecidos com crianças de 2 anos de idade. Eles acreditam que tudo pertence a eles, todos pensam e sentem o mesmo que eles, e todos querem as mesmas coisas que eles. Se um narcisista quer algo de você, ele vai muito longe para descobrir como obtê-lo através da persistência, persuadindo e exigindo.



4- Ansiedade
A ansiedade é uma sensação contínua e vaga de que algo ruim está acontecendo ou prestes a acontecer. Alguns narcisistas mostram sua ansiedade falando constantemente sobre a desgraça que está prestes a acontecer, enquanto alguns se escondem e a reprimem. Mas a maioria dos narcisistas projeta isso em seus entes queridos mais próximos, acusando-os de serem negativo. Tudo isso é projetado para transferir ansiedade para o ente querido, na tentativa de não sentir isso por si. Você se sente cada vez pior, e o narcisista se sente melhor e melhor. Na verdade, ele se sente mais forte e mais superior à medida que você sente sua ansiedade e depressão crescerem.


5- Necessidade de atenção e validação
Os narcisistas precisam de atenção constante. A validação para um narcisista conta apenas se vier de outras pessoas, ainda assim, não conta muito. A necessidade de validação de um narcisista é como um funil. Você derrama palavras positivas e de apoio, e elas fluem para o outro lado e desaparecem. Não importa o quanto você diga aos narcisistas que você os ama, admira ou aprova, eles nunca sentem que é o suficiente, porque no fundo eles não acreditam que alguém possa amá-los. Apesar de toda a vaidade egoísta e egocêntrica, os narcisistas são, na verdade, muito inseguros. Eles constantemente tentam extrair elogios e aprovação de outros para fortalecer seus egos frágeis, mas não importa o quanto eles sejam dados, eles sempre querem mais.



Referência: Mind Body

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search